top of page
medita inhotim.jpeg

YOGA & MOVIMENTO

(...)
Percebo o sol em minha pele,
me convidando a movimentar
e sinto um fogo em meu umbigo
que também se recusa a parar.

 

Debaixo do barro do chão
parece emanar algo, um sopro divino,
quem entra pelos meus pés e,
sem que eu perceba,
desperta aquele menino.

Sem hora pra nada
reverberando cada momento como um felino
vibro, tremo, arrepio e fluo
até chegar num limiar bem fino.

Lá, pareço entender algo
que não sei por em palavras.

É como se o fato de me mexer junto com o mundo
tivesse liberado algumas travas.

(...)
 

As Práticas

As práticas de Yoga e Movimento têm como base a prática de Vinyasa Krama Yoga e é complementada por várias outras práticas que venho explorando ao longo dos últimos 11 anos.

As aulas têm duração de 1 hora e 15 minutos, acontecem presencialmente em Cunha ou online e são oferecidas coletivamente em grupos abertos, em particular e para grupos fechados.

Sessões Coletivas Abertas 

Segundas-feiras :: 17:45h às 19:00h
Terças-feiras :: 8:30h às 9:45h 

Quinta-feira :: 8:30h às 9:45h

Agende uma prática:
vajrasana.jpeg

Marina Shiroma

"A prática de yoga com o Fe é um convite a um momento gentil comigo mesma. (...) O timbre da voz dele já acalma.
Pausa. Presença. Conexão. Gentileza. Paz. Recomendo."

Vinyasa Krama Yoga

Yoga é a filosofia prática milenar indiana que hoje em dia conhecemos muito bem. Fala de meditação, de exercícios para o corpo e de preceitos éticos para uma existência pacífica.

Vinyasa, no contexto da prática de Yoga, diz respeito a uma dinâmica específica na qual praticamos respirações de maneira sincrônica à execução de movimentos corporais.

Krama significa sequência. No caso, sequências que combinam Asanas (posturas) que se complementam e, juntos, proporcionam saúde e vigor físicos ao praticante.

A prática de Vinyasa Krama Yoga, como aprendi com Srivatsa Ramaswami na Índia e com Fábio Sayão no Brasil,  se caracteriza pelos seguintes aspectos:

A prática se adequa ao praticante, não o contrário

Cada pessoa tem suas necessidades e limitações e essa é uma questão a que nos mantemos muito atentos. O cuidado com os limites corporais é uma máxima e isso permite que qualquer pessoa, com qualquer experiência prévia e quaisquer limitações físicas pratique.

 
A respiração é o elo que traz presença

Fazemos nossa prática de Asanas com a respiração Ujjayi engajada. Essa é uma respiração na qual o ar entra e sai pelas narinas e passa pelo fundo da garganta a caminho dos pulmões. Controlamos a entrada e a saída do ar pela glote.

Buscamos sair do padrão involuntário de respirações curtas e fazer com que cada inspiração e cada exalação tenha duração de 5 a 10 segundos. Por fim, fazemos todos os Vinyasas da prática sincronizando uma inspiração ou uma exalação com um movimento de braço, de tronco, de perna ou de cabeça.

Não é um exercício físico aeróbico

Na prática de Vinyasa Krama desenvolvemos e cultivamos força, flexibilidade e equilíbrio sem entrar em um exercício físico aeróbico.

Por buscarmos uma respiração longa, profunda e suave, executada de maneira consciente, acabamos por manter a taxa de batimento cardíaco baixa. O motivo e o resultado disso são simples: queremos aumentar a eficiência do nosso coração e não sobrecarregá-lo.

Com essa dinâmica, aumentamos nossa capacidade respiratória e a distribuição de oxigênio os músculos e tecidos do corpo, tornando cada batimento cardíaco mais eficaz e eficiente, em vez de sobrecarregar o coração, fazendo-o muitas vezes para suprir as necessidades de oxigênio no corpo.

Exercícios de limpeza, pranayama, internalização
dos sentidos e meditação

Além dos Asanas, que são as posturas amplamente conhecidas do Yoga, em nossas práticas de Vinyasa Krama trambém praticamos:

Kriyas, exercícios de limpeza e purificação do corpo. Diariamente, na prática de Vinyasa Krama, praticamos o Kapalabhati para limparmos a região do seio nasal e manter o trato respiratório superior limpo e desobstruído;

Pranayama, exercícios de respiração do Yoga, no qual respiramos conscientemente e trabalhamos com pausas segurando o ar dentro e fora dos pulmões;

Pratyahara, prática de ‘desligar’ os sentidos do mundo exterior e voltá-los para dentro de nós mesmos;

 

Dharana, a primeira forma de meditação descrita nos textos de Yoga mais antigos, pela qual começamos a trabalhar nossa atenção para mantê-la focada em um único objeto, sem dispersar.

Sinergia de Coluna

A Sinergia de Coluna é uma prática desenvolvida pelo professor e fisioterapeuta australiano Simon Borg-Olivier que combina posturas de yoga com movimentos e fundamentos da prática chinesa chi-kung (qi-gong), criando uma espécie de dança que nos confere mais vitalidade respirando menos, mais força tensionado menos e mais flexibilidade esticando menos.

Nessa prática, trabalhamos movimentos de coluna em 5 dimensões diferentes: alongamento x encurtamento, flexão x extensão, lateralizações, torções e expansão x contração.

Através desses movimentos, estimulamos o corpo a bombear sangue de maneira satisfatória por todos os tecidos, lubrificamos articulações e relaxamos o sistema nervoso, trazendo inúmeros benefícios ao corpo. Esses benefícios podem ser alcançados adaptando essa prática a qualquer pessoa, com qualquer nível de experiência ou aptidão corporal.

Cultura do Movimento

A Cultura do Movimento é uma prática física generalista que bebe de diversas fontes como a capoeira, a ginástica, a calistenia e muitas outras práticas. Parte dessa prática, a locomoção é uma paixão que tenho e que, por vezes, incorporo nas práticas em busca de alguma qualidade específica.

Através da combinação de movimentos que acontecem em plano alto (de pé), médio ou baixo (no chão), trabalhamos alongamento, força e mobilidade de maneira fluida e prazerosa, conferindo muita vitalidade ao corpo.

Outras Práticas

Também tenho experimentado e aprofundado estudos em práticas terapêuticas - como, por exemplo, a Marma Terapia (uma abordagem energética e emocional do Ayurveda) e a prática dos Joelhos Além dos Dedos (Knees Over Toes).

 

Adiciono bastante dos conceitos e dos exercícios dessas terapias quando percebo que pode ser benéfico à praticante.

FALA COMIGO

Para agendar uma aula experimental, checar disponibilidade de horários ou saber mais:

bottom of page